Teatro-Educação


Teatro-educação
(por Luiza Secundo & Luana Morkay)


 

Apesar de muita das vezes não receber o seu devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura onde muitos não dão o devido valor.
Para as crianças, o teatro ajuda no seu desenvolvimento e formação, despertando o desejo pelo conhecimento e por isso que ele deve ser um complemento na educação básica de todo o jovem, pois ele auxilia trazendo a informação e entretenimento de uma forma mais prazerosa e divertida.
O teatro precisa ser acrescentado nas grades curriculares para que assim o aluno tenha mais vontade e desejo pelo estudo, já que poderia ser uma aula bem descontraída e divertida, mas que ao mesmo tempo ensinasse muita coisa.
Quando a criança tem contato com esta cultura a mesma pode ter um perfil completamente diferente dos demais, pois teve a oportunidade desde pequeno de poder apreciar as diferentes culturas e uma das melhores, que é o teatro.
Quando uma pessoa faz aula de teatro, ele tanto serve para o seu convívio profissional como para o pessoal, pois se você esta fazendo peças de teatro não terá vergonha para se relacionar com as pessoas conhecidas e também desconhecidas, no qual ajuda muito a criança ser mais descontraída e ter uma inclusão maior com as demais. No entanto se tiver a oportunidade de fazer aulas de teatro ou até mesmo ir apreciar as peças, não pense duas vezes, vá e verá o quanto essa cultura pouco assistida vale muito á pena.
(http://blogmail.com.br/a-importancia-do-teatro/)

 
Ana Mae Barbosa, primeira brasileira com doutorada em artes-cênicas pela Universidade de Boston- EUA, desenvolveu um programa sistematizado de ensino da arte em museus, durante sua gestão como diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo, em1987. Por meio da Metodologia Triangular, como ficou conhecida a proposta, Ana Mae implementou o ensino da arte utilizando uma abordagem com tríplice ação: o ‘fazer’ artístico; o ‘ver’, com a leitura da obra de arte; e o ‘contextualizar’, com o estudo da informação histórica.