sexta-feira, 1 de julho de 2011

Jogos Teatrais

O homem não é completo senão quando joga - Schiller

Por Tihago Santana

A palavra jogo provém de jocu, substantivo masculino de origem latina que significa gracejo. Em seu sentido etimológico, portanto, expressa um divertimento, brincadeira, passatempo sujeito a regras que deve ser observadas quando se joga. Significa também balanço, oscilação, astucia, ardil, manobra. (Antunes, 2002, p.11).

O jogo teatral é o termo usado em português para mencionar qualquer composição de jogo que possa ser empregado no teatro, seja dramático (a partir de textos teatrais), esboços, cenas ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras. Em uma forma mais específica, Jogos Teatrais são a designação dos jogos improvisacionais desenvolvidos pela diretora teatral norte-americana Viola Spolin, para fins de preparação de atores profissionais ou não utilização do teatro para iniciantes ou mesmo nas atividades escolares.

Cabe anunciar que em muitos autores encontram-se as expressões jogo dramático e jogo teatral, algumas vezes como sinônimas e outras apresentando diferenças entre ambas. Tanto no jogo dramático como no jogo teatral o processo de representação dramática ou simbólica, na qual se engajam os jogadores, desenvolve-se na ação improvisada, e os papeis de cada jogador não são estabelecidos a priori. De modo geral, a prática dos jogos teatrais inclui: o acordo grupal, a realidade a ser jogada, estabelecida entre os atores e a plateia, e a estrutura do jogo, geralmente determinada pelos aspectos onde (o ambiente em que se passa a ação), quem (os personagens) e o quê (as ações dos personagens).


TIPOS DE JOGOS

Os diversos tipos de jogos podem contribuir para a aprendizagem, pois ajudam a desenvolver habilidades de forma mais descontraída, permitindo a interação de todos.

Vejamos alguns tipos de jogos que podem ser utilizados facilmente no ambiente escolar.

JOGOS DE AQUECIMENTO: o aquecimento é necessário antes das oficinas, como também são úteis ao final de oficinas de baixa energia para revigorar os jogadores. Os jogos de aquecimento focam a interação do grupo.
JOGOS DE MOVIMENTOS: esses jogos permitem a exploração do ambiente, a liberação de gestos e de energia. Com isso a liberação do pensamento e das ideias ocorre pela necessidade de criar movimentos e gestos. “As caminhadas no espaço estendem esta exploração, dando aos alunos a chance de se movimentar e explorar o espaço familiar da sala de aula, proporcionando um novo imediatismo ao espaço.” (SPOLIN, 2007, p. 69)
JOGOS DE TRANSFORMAÇÕES: esses jogos tornam o invisível, visível. Os jogadores devem criar os objetos, coisas ou personagens e jogar com eles, de maneira criativa de improviso, porém com bastante detalhes para que a plateia identifique em seus gestos ou ações do que se trata aquele jogo. Com isso, tanto os jogadores como a plateias experimentam o despertar do intuitivo. ”...Quando o invisível se torna visível, temos a magia teatral!” (idem, idem, p. 78).
JOGOS SENSORIAIS: sugerem uma nova consciência sensorial e a concentração a fim de compreender claramente o que ouve, pois pode ser pedido a um jogador, que o demonstre através de ações, gestos, desenhos, textos o que ouviu, sem que tenha tempo para pensar nele.
JOGOS COM PARTE DE UM TODO: quando o jogador entende que é uma parte de um todo, torna-se responsável pela resolução daquele problema, apoiando o outro e partilhando suas respostas. “...Um jogador com corpo, mente e intuição em uníssono, com alto nível de energia pessoal, conecta-se com os parceiros no esforço de quebrar limitações.” (SPOLIN, 2007, p. 111).

LINKS DE TEXTOS:
O Jogo – Função Educativa
Jogos Teatrais Na Educação: Um Olhar Para Uma Prática Libertadora
Os Jogos Dramáticos e o Desenvolvimento Infantil
Teatro Na Educação
Jogos Teatrais Na Escola Pública: Plateia e Formação de Público
O Jogo dramático e/ou jogo teatral: uma proposta para repensar a profissão em educação
Jogos teatrais na sala de aula. Um manual para o professor, de Viola Spolin
Oficina de jogos teatrais
REFERÊNCIAS:
NEVES, Libéria Rodrigues, O uso dos jogos teatrais na educação. Possibilidades diante do fracasso escolar/ Libéria Rodrigues Neves, Ana Lydua Bezerra Santiago. – Campinas, SP: Papirus, 2009. – (Coleção Ágere).
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo:Editora Perspectiva, 1979.

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